Tabelas? Gráficos? Tudo o que precisas de saber sobre o Excel.

    Boas pessoal, daqui fala as vossas amigas Maria e Susana e hoje viemos falar sobre o Excel. É um programa da Microsoft que possibilita a construção de tabelas e gráficos e outras ferramentas de cálculo.

    Durante duas semanas, nas aulas de Expressões e Tecnologias, explorámos algumas funcionalidades do Excel. Primeiramente, começámos com o básico como inserir ou eliminar células, como criar tabelas normais a partir de dados inventados por nós e de seguida construir gráficos baseados nesses mesmos dados. Após isso, aprendemos como é que se faz a média, o mínimo e o máximo a partir dos dados da tabela. 

    A média pode ser feita de duas maneiras, a primeira é bastante simples e requer que na coluna onde vamos fazer a média cliquemos na opção de inserir função e cliquemos na opção média, depois é clicar nas duas colunas que irão fazer a média. Por fim para obtermos todas as médias colocamos o rato no canto inferior direito da célula com o primeiro valor de média e puxámo-lo para baixo, e assim irão aparecer os restos dos valores. A outra maneira é já mais complicada e requer que na barra de fórmulas tenhamos de escrever a fórmula referente a média.

    Para calcular o mínimo e o máximo também temos de ir ao "inserir função" e escolher a opção mínimo ou máximo e os dados a ser utilizados.

    Para além da média, também aprendemos a fazer a média ponderada, ou seja, a média de um conjunto grande de dados. É o tipo de média que os professores usam para atribuir uma nota final aos alunos, baseada nas notas dos trabalhos e testes. O seu cálculo é os valores da tabela multiplicados pela sua correspondente percentagem e no fim divididos por 100.

    Juntamente com a média ponderada aprendemos a atribuir notas positivas e negativas, também através de uma fórmula (SE(H3>=10;SE(H3>17;"Excelente";"Positiva");"Negativa")).

Clique aqui para visualizar a tarefa onde realizamos algumas destas funcionalidades e outras.

    Na duas aulas seguintes, trabalhámos também tabelas e gráfico, mas mais especificamente tabelas e gráficos dinâmicos, que tem uma grande vantagem pois são mais fáceis de elaborar e consequentemente de entender.

    A tarefa proposta para elaborar este tipo de tabela possuía dados referentes a um questionário sobre a internet e rede sociais e tinha sido respondido por 522 alunos do 7º ao 12ºano.

    Para elaborar tabelas dinâmicas, primeiro, vamos à folha onde estão os nossos dados e clicamos no inserir e na opção de tabela dinâmica. Depois podemos criar a tabela na folha existente ou numa nova folha, e depois irá aparecer no lado direito do ecrã os campos para fazer a tabela. Nele existe todos os dados e quatro caixas referentes às linhas, colunas, filtros e valores da tabela para colocar os dados. Assim consoante os dados que queremos utilizar, colocamo-los nas caixas para fazer a tabela dinâmica e depois para fazer uma gráfico basta ir à aba que diz análise de tabela dinâmica e clicar na opção inserir gráfico dinâmico.

Clique aqui para visualizar as tabelas dinâmicas que elaborámos.


Maria Beatriz Cruz

    Queria começar por dizer que a aprendizagem do Excel foi a minha favorita pois apesar de saber da sua existência, não sabia nada sobre as suas funcionalidades, por isso gostei bastante de aprender como fazer tabelas e gráficos, até porque acho bastante útil para a vida académica e profissional.

    Gostei de aprender sobre tudo o que foi ensinado mas gostei especialmente das fórmulas da média ponderada e da atribuição de positivas e negativas, apesar de ser difíceis de executar e de darem erro foram bastante enriquecedoras para o meu conhecimento do Excel. Para além disso, gostei de fazer tabelas dinâmicas, devido à sua simplicidade de execução e aprendizagem.

    Como já referi antes, as únicas dificuldades que tive foram na execução das fórmulas mas também na dificuldade em conseguir assimilar toda a informação que recebia para depois a transpor na folha de cálculos, o que me fez levar algumas vezes ao erro.


Susana Soares

      Esta aprendizagem foi muito importante para mim, porque eu já ouvia falar muito deste programa mas para mim era um bicho de sete cabeças (como todas as outras). Eu tinha muita vontade de aprender como se fazia fórmulas, tabelas e gráficos. Sempre achei que era muito útil este programa e já me tinha aventurado a mexer nele e com muito custo consegui fazer uma tabela simples sem fórmulas nem nada parecido, mas agora já sei fazer tabelas de cálculos que vou utilizar na minha vida pessoal e profissional com certeza. 

       Adorei a parte de fazer fórmulas para obter cálculos facilmente por mais que tenha sido a parte difícil, tem de se ter muita atenção às fórmulas que se coloca se não dá um resultado totalmente diferente. Também gostei de fazer gráficos fica-se com uma visão diferente da tabela. Mas o mais importante é ter de praticar para tornar mais fácil a utilização do programa, mas tudo se aprende.



Figura 1- Gif de uma ilustração do logótipo do programa da Microsoft Excel



Comentários