Bons dias ou boas noites, como é que estão? Daqui fala as vossas blogueiras favoritas, a Maria e a Susana. Hoje viemos falar sobre a análise de dados a partir de tabelas e gráficos elaborados no Excel.
Esta temática foi proposta na aula de Expressões e Tecnologias do dia 3 de janeiro e consistia em construir tabelas e gráficos no Excel, a partir das respostas obtidas no formulário que tinhas elaborado anteriormente e no fim escrever um relatório explicitando a análise dos dados e as conclusões a que chegámos.
O nosso formulário como já dissemos noutra postagem é sobre a ética de estudos dos estudantes universitários, e engloba perguntas sobre os métodos e as horas de estudo destes estudantes.
Este formulário obteve 36 respostas, que foram transferidas para o Excel e por conseguinte, em cada pergunta elaborámos uma tabela e um gráfico e um parágrafo que retratasse de maneira global os seus dados.
Maria Beatriz Cruz
Com a elaboração deste trabalho pude rever algumas técnicas do Excel e do Word aprendidas anteriormente e que eu já me esquecia. Para além disso, pude consolidar e desenvolver a minha capacidade de análise e formulação de conclusões.
Na minha perspetiva, a parte deste trabalho que mais se destacou foi a leitura das diversas respostas obtidas no formulário, bem como a observação das tendências e generalizações que podíamos encontrar nas tabelas.
A parte que eu menos apreciei foi a exausta criação de tabelas e gráficos, especialmente aquelas que provinham de perguntas abertas e que requeria elaborar tabelas manuais em vez de tabelas dinâmicas.
Concluindo, este tipo de trabalho apesar de ser um pouco cansativo habilita a que recordar e a consolidar técnicas esquecidas.
Susana Soares
Este trabalho foi realmente mais trabalhoso do que os outros que já fizemos anteriormente.
É engraçado, quando fizemos o formulário não sabíamos que iriamos fazer tabelas e gráficos então fizemos algumas perguntas abertas. Nessas perguntas abertas obtivemos respostas com palavras diferentes, por isso, não dava para fazer as tabelas dinâmicas automaticamente. Tivemos de verificar quais seriam as respostas idênticas para criar um grupo e com esses grupos fizemos tabelas manualmente. Depois já conseguimos fazer a tabela dinâmica para no fim fazer o gráfico.
Foi uma tarefa mais complexa do que as que temos feito, e fizemos tudo de raiz, desde formulário aos gráficos dos resultados finais.
Para concluir aprendi que evitar respostas abertas nos formulários ajuda na análise final.
Clique aqui para visualizar o relatório que realizámos.
Caras alunas,
ResponderEliminarParabéns pela realização do vosso trabalho.
Corresponde, inteiramente, ao solicitado. Passa do número de páginas pretendido, poderiam ter colocado em alguns casos apenas os gráficos ou tabelas, poupando assim espaço.
Nota na tarefa A