Zotero- gestor de referências bibliográficas

    Boa tarde, meus amigos hoje eu e a Susana iremos abordar o tema de gestores de referências bibliográficas e citações, nomeadamente o zotero.

    Na semana de 8 e 9 de novembro foi introduzida nas aulas de Expressões e Tecnologias um novo tema, o zotero, que é basicamente uma ferramenta que possibilita referenciar e citar livros, artigos, sites, etc...

    A tarefa proposta pelo professor consistia em primeiramente instalar o zotero e o seu conector e de seguida criar uma conta, é de salientar que ambas as pessoas do grupo têm de ter uma conta própria, mas que na aula apenas foi criada uma, que tivemos depois de sincronizar. Após a criação da conta, tivemos de catalogar manualmente um livro nos parâmetros pretendidos, como o título, o autor, o ano e a editora. Para realizar isso, temos que na aplicação zotero clicar no botão mais verde que diz novo item e escolher a opção livro, depois no lado direito do ecrã preencher o resto dos parâmetros.

    Para além de catalogar manualmente um livro, também aprendemos como o fazer através do PDF do item. Basicamente, encontrámos o PDF da obra pedida e arrastámos o ficheiro para o zotero e automaticamente a aplicação preencheu quase todos os parâmetros. Os que faltavam nós tivemos de procurar e preencher manualmente.

    Depois disso, tivemos de utilizar o zotero no word, onde copiámos um texto para o word que tinha referências salientadas a amarelo, que tivemos de substituir pelas referências em estilo APA7 anteriormente adicionadas à aplicação do zotero. Para realizar tal tarefa temos no word de clicar na aba que diz zotero e clicar na opção "adicionar citação" e depois na barra de pesquisa que aparece temos de escrever a obra que queremos referenciar.

    No final, após referenciar as obras pretendidas no word, tivemos de criar a lista de referências bibliográficas. Basta na mesma aba clicar na opção "adicionar bibliografia" que automaticamente o zotero faz a lista com as obras que foram usadas.

    Para finalizar a tarefa, eu e a Susana tivemos de criar um grupo no zotero, onde depois adicionámos um artigo sobre algo que cada uma gosta. Para formar um grupo no zotero tivemos de ir ao site Zotero | Groups e clicar na opção criar grupo e escolher o nome, o nosso é "a tecnologia na educação".

Clique aqui para visualizar a tarefa 4.

    No decorrer das aulas dos dias 15 e 16 de novembro de 2022, realizamos uma tarefa referente ao zotero. Num primeiro instante, foi dada uma explicação sobre o assunto da tarefa e como executá-la. Basicamente, teríamos de escolher um capítulo do livro Aprendizagens, TIC e redes sociais e resumi-lo, escolhemos o capítulo "Aprender na sociedade digital: para uma escola em rede", de autoria de Paulo Dias. No resumo foi necessário colocar citações curtas, longas e paráfrases, utilizando depois o zotero para identificá-las.

    A elaboração de citações requer que primeiramente se coloque o capítulo do livro no zotero, com todos os parâmetros que foram possíveis encontrar preenchidos.

    Para as citações curtas, ou seja, citações até 40 palavras, deve-se colocá-las entre aspas. Já nas citações longas ou também designadas citações de mais 40 palavras, o uso de aspas não é necessário e para se destacar alinha-se a citação à direita. Ambas são identificadas através do zotero, onde aparece o nome do autor, o ano de publicação e a página referente à citação.  

    Por fim, uma paráfrase explica o que o autor quer dizer, mas através das nossas próprias palavras, sendo este indentificado na frase. Com o zotero também identificamos a paráfrase, mas omitindo o nome do autor, aparecendo apenas o ano de publicação.

Clique aqui para visualizar a tarefa 5.

Maria Beatriz Cruz: 

    Apesar de não conhecer o zotero, não foi a primeira vez que eu ouvi falar de gestores de referências bibliográficas, tendo eu mesma já o utilizado o mendeley, que na minha opinião tem uma acessibilidade mais difícil do que a do zotero. Esta aplicação demonstrou-se ser bastante útil para fazer referências e citações, sendo também uma ferramenta fácil de aprender.

    Como não sou uma pessoa que faça muitas citações nos meus trabalhos, não fazia ideia de que havia diferenças entre citações curtas e longas. Não sabia que nas citações curtas elas só podem ter até 40 palavras e que nas citações longas não se usam aspas e de que têm de estar alinhadas à direita. E posso também dizer que não sabia da existência da paráfrase.

    No geral achei estas duas tarefas bastantes enriquecedoras para o nosso percurso académico, porque agora já sei como fazer e identificar citações sejam elas curtas, longas ou até mesmo paráfrases. Mais ainda, agora quando fizer referências bibliográficas não terei de pesquisar exaustivamente como fazê-las corretamente nem terei de ter medo de que estejam mal, pois o zotero irá criá-las automaticamente.

Susana Soares:

    Continuo a estar bastante satisfeita com estas tarefas.

    Eu nunca utilizei um gestor de referências e para mim que não tenho aptidão para fazer trabalhos escritos em computador, com as normas todas exigidas e mais as referências (copiava e colava no sítio), nunca estavam feitas corretamente. Com o Zotero facilita a pesquisa como a Maria diz, poupamos tempo porque rapidamente fica preenchido e corretamente.

    Em relação às citações longas, curtas e paráfrases eu nunca tinha experimentado porque também não o sabia fazer, mas a partir de agora é muito mais fácil fazer resumos de textos e utilizar citações ou paráfrases quando os autores utilizam expressões muito complicadas para as pormos em palavras nossas.


 Figura 1- Zotero, um gestor de referências. Imagem retirada da notícia "Webinar- Managing your Citations With Zotero", pela a Universidade do Arizona.









Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho realizado que corresponde ao solicitado.
    Tratando-se de um livro poderiam ter ainda juntado o local de edição (Lisboa),

    Continuem o bom trabalho
    Nota na tarefa A

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