Será que sabes como fazer uma boa apresentação eletrónica?

    Boa tarde, pessoal daqui fala as vossas companheiras Maria e Susana e hoje viemos falar sobre um assunto bastante interessante para as pessoas que tem o privilégio de fazer apresentações eletrónicas. É isso mesmo que leram, hoje iremos falar sobre apresentações eletrónicas, mais concretamente que regras seguir para fazer uma boa apresentação eletrónica.

    Este tema foi proposto na aula de Expressões e Tecnologias, onde basicamente foi-nos pedido para, num primeiro momento, pesquisarmos que regras existiam para uma apresentação eletrónica ser bem-sucedida e de seguida criar uma apresentação eletrónica, recorrendo ao PowerPoint, sobre as tais regras que encontrámos e como é claro a nossa apresentação devia seguir as regras que encontrámos.

    Algumas das regras que encontrámos diziam respeito ao tipo de letra que se devia usar, ao máximo de cores que um slide podia ter, à pouca utilização de animações e transições, mas também encontrámos regras que pretendem ajudar o apresentador a ter um discurso coerente e uma postura correta que possibilitem uma apresentação mais bem-sucedida.

    Com esta tarefa aprendemos primeiramente como devemos fazer uma apresentação apelativa e dinâmica que mais facilmente captará a atenção do nosso público, mas também como nos devemos comportar quando apresentamos um tema. 

    Como apresentadores devemos previamente ter estudado o nosso discurso, bem como programado o nosso tempo. Durante a apresentação devemos manter o contato visual com o público e ter uma boa vocalização do discurso para todos poderem ouvir a informação a ser transmitida.

Maria Beatriz Cruz

    Quando estava a realizar este trabalho percebi que, de facto, eu não sou uma pessoa que segue estas regras, sendo que não sabia da existência de algumas, como as das três cores, ou sobre os direitos de autor.

    Em relação, às dificuldades encontradas na realização desta tarefa, posso dizer que foi desafiante fazer o PowerPoint sozinha, pois como sou uma pessoa indecisa por vezes tenho dificuldades a tomar decisões, logo o trabalho torna-se mais cansativo e longo ter de estar constantemente a andar para a frente e para trás. A não ser esse obstáculo, não tive mais dificuldades em termos de escrita, de criatividade e de execução do vídeo.

    Pretendo com este trabalho começar a tentar seguir estas regras, se bem que alguns hábitos são difíceis de quebrar, mas acho que se seguir estas dicas irei ter um melhor aproveitamento nas minhas apresentações eletrónicas e também recomendo que todos leiam sobre este assunto e quem sabe adotar estas regras na sua vida.

Susana Soares

    Neste trabalho tive mais ausente por motivos pessoais, e a Maria teve que fazer tudo sozinha, mas mesmo assim consegui entender como se deve fazer uma apresentação eletrónica. O pormenor das cores e dos gráficos mais simples foi o que me chamou mais à atenção, porque normalmente temos tendência em exagerar nas coisas que são colocadas nas apresentações e acaba por ficar caótico e menos percetível.

    Como a Maria diz e com toda a razão eu vou pesquisar mais sobre estas regras que me parecem importantes para fazer uma apresentação eletrónica.

    Eu já tinha feito um trabalho com áudio, mas tinha sido feito de outra maneira, onde tinha gravado num dispositivo e depois colocado no PowerPoint. Este método torna-se mais fácil de fazer, principalmente quando ja temos o trabalho completo e só temos de gravar (eheheheh) estou a brincar, mas o trabalho maior está na construção de tudo e depois é mais simples apresentar com gravação. 


Clique aqui para aceder ao PowerPoint e clique aqui para assistir ao vídeo da nossa apresentação.



    Figura 1 - GIF que ilustra uma apresentação eletrónica



Comentários

  1. Parabéns pela realização da tarefa. Principalmente a Maria tem uma boa dição e, mesmo em vídeo, percebemos que também "fala" com as mão (gesticula) o que é muito positivo!

    Continuem com o bom trabalho!

    Nota na tarefa A

    ResponderEliminar

Enviar um comentário