Reflexão final- Maria Beatriz Cruz

 

    Boas tardes meus companheiros, daqui fala a Maria Cruz e hoje será a minha última postagem neste blog. Esta última mensagem vai ser uma espécie de reflexão sobre tudo o que foi falado aqui nos últimos meses, bem como a disciplina que proporcionou que estas postagens fossem realizadas.

    Comecei este blog para postar todos os trabalhos feitos nas aulas da unidade curricular Expressões e Tecnologias, como se fosse o meu portfólio pessoal. No início não achei muita piada ter de postar semanalmente trabalhos, pois juntamente com outros trabalhos e testes poderia ficar muito sobrecarregada, mas esse foi apenas o meu pensamento inicial. Com o passar das semanas, comecei a perceber que não era uma disciplina muito difícil e os seus trabalhos não necessitavam de serem levados para casa, conseguíamos acabá-los nas aulas, o que tirava um grande peso dos meus ombros e conseguia assim focar-me noutras unidades curriculares.

    Com a finalização do semestre e após realizar todas as atividades desta disciplina, eu acho que foi uma das poucas disciplinas que tive neste curso que eu realmente vou usar na continuação da minha vida académica, bem como na minha vida profissional. Com esta UC aprendi a maneira correta de fazer referências bibliográficas e citações, através do Zotero, uma aprendizagem que comecei a usar nos meus trabalhos, fazendo com que poupasse imenso tempo e que definitivamente irei continuar a usar no futuro.

    Para além disso, eu acho que os dois programas onde realmente aprendemos algo de útil foi o Word e o Excel. No Word foi fundamental aprender como escrever e configurar um artigo, criando estilos de letra e quebrando páginas. Já o Excel foi importantíssimo na aprendizagem das tabelas dinâmicas, bem como das fórmulas para a média, mínima, máxima e muitas outras. Através destas aprendizagens poderei realizar trabalhos académicos mais facilmente e com mais destreza.

    Pessoalmente, acho que nenhumas das atividades realizadas foi difícil de executar mesmo para pessoas com poucas capacidades informáticas, pois o professor sempre se mostrou preparado para qualquer dúvida e sempre que podia repetia o processo da atividade. Por isso, não houve grandes dificuldades da minha parte nas atividades, só no princípio é que tive dificuldade a adaptar-me ao que era necessário fazer e a pedir ajuda, depois de me adaptar, não tive nenhuns problemas com as atividades.

    Na minha sincera opinião, acho que esta unidade curricular está muito bem estruturada e que os seus temas são muito bem aprofundados e ensinados, sendo que acho que esta disciplina devia ser logo apresentada no 1º ano de licenciatura, pois teria nos ajudado imenso na execução de trabalhos académicos.

    Por fim, gostaria de mencionar que até agora, esta foi a minha unidade curricular favorita, pois para além de ser muito prática não é desgastante e aborrecida, já que está sempre algo a acontecer.





Comentários