Boas pessoal, daqui fala a Maria. Hoje trago aqui para o blogue um assunto que acho que a maioria dos estudantes conhece muito bem, o Microsoft Word.
Eu decidi falar sobre este assunto porque recentemente na minha aula de Expressões e Tecnologia, no dia 25, tivemos de executar uma tarefa envolvendo processadores de texto, neste caso o word. A tarefa consistia basicamente em formatar um texto seguindo as normas que a maioria dos textos académicos utilizam.
Mas antes de mergulharmos mais fundo sobre o que foi que eu aprendi, vocês sabem o que é um processador de texto? Não? Então vou tentar explicar.
Um processador de texto é um software que tem a mesma função que as máquinas de escrever de antigamente e simplesmente serve para criar e editar documentos de texto num computador ou mesmo num telemóvel, sendo um destes softwares o word. Qualquer funcionalidade que uma pessoa aprenda a fazer no word, irá ser igual em qualquer outro processador de texto.
Agora, sim falarei sobre as minhas primeiras impressões sobre formatar um texto no word.
Eu sei o que devem estar a pensar, essa tarefa parece ser bastante fácil, mas venho-vos dizer que foi bastante desafiante executá-la, pois havia muitas coisas que eu descobri que não sabia fazer no word.O máximo que eu sabia fazer era mudar de letra, o seu tamanho e fazer os parágrafos, mas formatar um texto é muito mais que isso, é também saber como adicionar uma nova página sem ter de recorrer à tecla de espaço, é saber como criar novos estilos para os títulos e texto, é também saber criar índices para tabelas, gráficos, fazer cabeçalhos e rodapés que aparecem nas páginas desejadas.
Que dificuldades é que eu tive? Bem. Primeiramente, o meu conhecimento pelo word não era lá muito vasto e o da minha colega ainda menos, logo esse fator foi um grande entrave no nosso caminho. Para além disso, a nossa capacidade de acompanhar a explicação do professor foi mais um obstáculo. Não acho que houvesse um fator específico das funcionalidades do word que tornasse a tarefa difícil pois após algum tempo, consegui com a ajuda da colega, adaptar-me à nova informação que me foi fornecida e transpô-la para o trabalho realizado.
Com o decorrer da tarefa, o nível de dificuldade foi aumentando o que me fez pedir muitas vezes ajuda ao professor, mas devo também dizer que foi uma aula que eu gostei bastante pois soube preparar-me para o meu futuro académico ao dar-me ferramentas facilitadoras para os meus trabalhos escritos.
Em geral, gostei bastante de aprender e trabalhar com o word. Não aponto nada de negativo sobre o que aprendi e como me foi ensinado, e por isso é da minha opinião pessoal que qualquer pessoa com normais capacidades cognitivas deve aprender a formatar um texto no word ou em qualquer outro processador de texto, pois isso irá trazer bastantes benefícios tanto na vida académica quanto na vida laboral.
Aceda ao texto formatado aqui.
Parabéns pela realização da tarefa, que corresponde ao solicitado. Há apenas um pequeno problema na geração do índice que foi feita antes de alterarem a numeração dos títulos e subtítulos, mas que depois foi corrigida. No comentário no blogue há pontuação colada a duas palavras "word.O máximo" devemos evitar essas ocorrências sempre que escrevemos em ambiente digital.
ResponderEliminarNota da tarefa A