Apresentação dos autores

   Boas Vindas! Eu sou a Maria, mas os mais próximos chamam-me Bia, e tenho 20 anos. Sou estudante no Instituto Politécnico de Setúbal no curso de Educação Básica. Os meus hobbies são jogar vídeo jogos e assistir jogos desportivos e ocasionalmente jogar algum tipo de desporto como futebol, vólei ou basquetebol.

   Olá, sou a Susana de 35 anos, também conhecida por Su, e tenho uma filha com 5 anos de idade. Trabalho num jardim de infância em que se aplica a pedagogia Waldorf e sou estudante na licenciatura de Educação Básica no Instituto Politécnico de Setúbal. Como hobby faço aulas de danças tradicionais do mundo.

   Nós como alunas de educação não aderimos muito ao visionamento de blogues, mas gostaríamos de sugerir um blogue educacional que achamos apelativo.

   O blogue chama-se Histórias em 77 palavras, e como o nome diz as pessoas têm de escrever histórias em apenas 77 palavras, sendo que algumas têm de obedecer a várias regras que tornam a escrita desafiante e criativa. Aceda aqui ao blogue.

   Nesta primeira  mensagem iremos abordar artigos científicos que defendem a utilização de blogues no âmbito educativo.

   Este primeiro artigo intitulado "Os blogues educativos e o seu contributo para aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada" de Vera Caroço e Henrique Gil, do Insitituto Politécnico de Castelo Branco, afirma através de uma investigação que o uso de blogues na educação é um fator de aproximação entre professores, pais e alunos.

  Foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada no estudo de um caso e uma investigação-ação, onde o grupo de foco  foi 25 alunos do primeiro ciclo do 1ºano de escolariedade, com idades entre 6 e 7 anos.  

Clique aqui para aceder ao artigo.

   O segundo artigo que escolhemos para demonstrar como o uso de blogues é benéfico para a educação foi o artigo "Utilização de blogues por docentes da ciência: um estudo exploratório" da autoria de Lina Fernanda Cabral Fonseca e de Maria João Gomes, da Escola Secundária Francisco de Holanda e da Universidade do Minho, respetivamente.

   O intuito deste artigo é contribuir para identificação e caracterização das práticas pedagógicas na área da ciência, com a utilização de blogues, e assim definir o rumo que os blogues poderão ter na evolução da educação.

Clique aqui para aceder ao artigo.







Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, que corresponde ao solicitado. Deveriam apenas ter, também, colocado a fonte da imagem que usaram.
    Nesta tarefa obtiveram A

    ResponderEliminar

Enviar um comentário